CREA – FIM DA LINHA ESTÁ LONGE

Notícias

Está equivocado o despacho da juíza na Ação de Cumprimento que o Sinsexpro moveu para fazer valer integralmente o dissídio de 2021, especialmente o pagamento do abono, que ainda não foi feito.

Foi extinto o processo sem julgamento do mérito porque, conforme despachado, o prazo para a reclamação seria de 20 dias. Ora, a Ação de Cumprimento poderia ser movida até depois do trânsito em julgado do processo de dissídio, o que, como sabemos, nem sequer aconteceu, porque está pendente a análise dos embargos movidos pelo CREA SP. Portanto, a Ação de Cumprimento está em plena vigência legal. O Sinsexpro já providenciou recurso na ação para reverter o equívoco.

Vamos acompanhar!

Aconteceu nesta quinta-feira, 20/10, a Mesa Permanente de Negociação deste mês. A posição do CREA SP sobre pontes em feriados de padroeirosas das cidades é conclusiva &ndash não será acatado. Pior: pode se repetir em outras UGIs e UOPs o desapontamento geral quando os funcionários de Santos foram obrigados a trabalhar no dia 9 de setembro, apesar do feriado da Padroeira no dia 8, quinta-feira. Assim, só cabe mesmo o recurso a outras ações e outros fóruns. O Sinsexpro vai conversar com todos os envolvidos sobre estes encaminhamentos.

O recesso de final de ano, o trabalho remoto e o Plano de Cargos, Salário e Carreiras são questões que seguiram para apreciação e definição da diretoria do Conselho, e aguardam a devolutiva.

Sobre o Plano de Demissão Voluntária, o CREA SP informou que foi concluído o chamamento dos inscritos que estavam dentro dos critérios definidos, com exceção daqueles que estão afastados até o retorno e dos que têm pendência de desistência de processos judiciais. Mas vale destacar que estes mantêm seus respectivos lugares na fila de inscrição. O Sindicato solicitou relação dos contemplados e quantidade dos casos em aberto. Ainda nesse tema houve debate sobre o indeferimento do PDV àqueles que não tinham completado 75 anos nem por ocasião da inscrição e nem no chamamento, porque estes foram preteridos com o argumento da aposentadoria compulsória. O CREA SP ficou de verificar a questão.

Na UGI Campinas já foram iniciadas as obras de melhoria das instalações. Devemos todos ficar de olho na evolução dessas obras, até sua conclusão. O Sindicato destacou também os graves problemas existentes nas instalações da unidade de Santo André e o RH ficou de verificar junto à unidade e à equipe de manutenção para retorno ao sindicato.

Por fim, o Sinsexpro reclamou da demora no fluxo de devolutiva das solicitações de reembolso e também do lançamento de ajustes no espelho de ponto. O Conselho se comprometeu em melhorar o tempo desses fluxos mas fez também dois importantes esclarecimentos:

que é possível solicitar mais de um reembolso de uma só vez, num mesmo processo, desde que respeitado o limite mensal e as ocorrências sejam abertas até o quinto dia útil. Ou seja, feita uma solicitação até o quinto dia útil, depois que ela for atendida, podem ser feitas outras várias de uma só vez

que a atualização do ponto ocorre semanalmente e é comum os funcionários acumularem os documentos de ajuste para enviar ao RH de uma só vez, por e-mail, geralmente em data próxima ao fechamento da folha. Os relatórios de serviços externos também costumam demorar a serem enviados e, às vezes, são enviados fisicamente, e não por e-mail, o que impõe uma demora maior ao processo. Então, cabe aos funcionários o empenho em atualizar o espelho de ponto toda semana mesmo que ocorra a habitual falha no sistema, não será em todas as horas de todos os dias de uma semana inteira e ir notificando o RH à medida que os fatos surgirem, sem acúmulos. E o envio de relatórios, justificativas etc também devem ser por e-mail, sem deixar de enviar por outro meio, quando for esta a orientação. Cada um fazendo a sua parte vai permitir que todos tenham resultados mais rápidos.

0 0, 1 Está equivocado o despacho da juíza na Ação de Cumprimento para fazer valer o dissídio de 2021